A Fenomenologia aplicada á prática clínica

A psicologia clínica baseada na fenomenologia-existencial é uma abordagem que busca compreender a totalidade da experiência humana, não através de um enquadramento teórico rígido, mas a partir do fenômeno em si.

Diante de demandas como ansiedade, depressão, o psicólogo fenomenológico-existencial não vê esses quadros como meras doenças a serem eliminadas.  Ele busca entender como expressões do modo como o indivíduo se relaciona com sua própria existência e com as questões fundamentais da vida. O foco da terapia não é a supressão do sintoma, mas a compreensão do que ele revela sobre o ser-no-mundo da pessoa.

Por exemplo, para a ansiedade, essa abordagem compreende como um possível reflexo da nossa liberdade e da responsabilidade de fazer escolhas. O terapeuta não tenta meramente acalmar o cliente, mas o ajuda a explorar o que o impede de assumir a autoria de sua vida, confrontando o medo de ser livre. A ansiedade se torna, então, uma oportunidade para um crescimento mais autêntico.

No caso da depressão, o psicólogo enxerga o quadro como um sinal de uma crise de sentido, uma ruptura na conexão do indivíduo com o mundo. A terapia se volta para a reconstrução de significados, ajudando o paciente a encontrar novos propósitos e a redefinir sua relação com a vida. O objetivo é que o indivíduo possa, a partir da experiência da depressão, encontrar um novo caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *